Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Alisamento capilar: quais são os mais utilizados?

Mulher com o cabelo sendo alisado pela cabeleireira no salão
Saiba quais são os tipos de alisamento de cabelos mais conhecidos

Alisar os cabelos é uma prática adotada há tempos entre as mulheres, e que até hoje permanece entre os rituais de beleza. Porém, você sabe que existem tipos de alisamento capilar além da famosa “chapinha” que todos conhecem?

Pois é, com a revolução e desenvolvimento da indústria cosmética, outros métodos foram desenvolvidos, e os que já existiam, aprimorados! Por isso, os alisamentos capilares de hoje contemplam todos os tipos de cabelos que existem para mantê-los saudável e hidratado.

Neste post, você vai conferir quais são os tipos mais utilizados e como incluí-los na sua rotina. Veja agora!

Alisar os cabelos é mexer na estrutura natural dos fios, transformando sua aparência de forma definitiva ou temporária. Durante o procedimento, os cabelos são totalmente esticados e ficam com aspecto liso. O processo pode ser feito através de acessórios capilares caseiros ou profissionais, como, por exemplo, a chapinha, ou ainda, receitas naturais e produtos químicos.

Em relação aos motivos que levam uma mulher a alisar as suas madeixas, o mais famoso é a estética. Porém, existem outras causas como:

  • controle de volume;
  • praticidade;
  • eliminação do frizz;
  • por fim, a autoestima.

Quais são os tipos de alisamento capilar?

Antes de mais nada, é importante lembrar que botox, selagem e cauterização não são alisantes, apenas podem conferir efeito mais liso temporariamente devido à finalização necessária com secador.

Agora, confira quais são os tipos de alisamento que não danificam os cabelos e veja qual é o melhor para você:

Escova definitiva ou japonesa

Neste tipo de alisamento, os cabelos ondulados, cacheados e crespos ficam permanentemente lisos. Os fios só vão voltar ao natural quando crescerem outros, sem química. Um ponto positivo é que com a escova definitiva não é preciso usar o secador, como em outros casos.

Alguns componentes e produtos utilizados são: hidróxido de sódio, guanidina e tioglicolato. Como o procedimento envolve diferentes produtos químicos, a dica mais importante de todas, é procurar um bom profissional qualificado e realizar o teste de mecha antes.

Escova progressiva

A escova progressiva, como o próprio nome diz, mostra seus resultados de forma mais amena, e uma vez feita, pode sair com a lavagem dos cabelos no decorrer do tempo, por isso, o efeito vai ser mais visível a cada aplicação realizada. Em média, o efeito de duração do efeito liso é de 3 a 6 meses. 

Indicada para cabelos lisos volumosos, cacheados e ondulados, a escova progressiva reduz o volume e o frizz dos fios. Não é indicado para os crespos, pois, a formulação do alisante não possui componentes capazes de agir nas cutículas dos fios e no volume.

“Mas, e nos fios coloridos, pode?” Nesse caso, é possível fazer a progressiva, mas o cuidado deve ser triplicado — pelo fato dos cabelos já terem química e estarem com as cutículas abertas e pigmentos que podem reagir com possíveis produtos alisantes. Não se arrisque: procure um cabeleireiro para fazer uma avaliação criteriosa e o famoso teste de mecha nos fios.

Logo, uma diferença entre escova definitiva e a progressiva, é a necessidade do uso de secador sempre que se utilizar a chapinha para finalizar os fios e manter o liso alinhado.

Escova inteligente

O processo e efeito são os mesmos da escova progressiva, porém, na inteligente os princípios ativos são diferentes (com produtos à base de tioglicolato de amônia).

Relaxamento capilar

O relaxamento capilar não alisa completamente os cabelos, somente soltam os cachos e ondas, deixando-os mais maleáveis e menos volumosos. Esse tipo de tratamento é indicado para as cacheadas e crespas.

Vale ressaltar que a duração do efeito é de 6 a 8 meses!

Além desses tipos de alisantes para cabelos, novas tendências estão surgindo, como, por exemplo:

  • Alisamento americano (relaxamento e hidratação dos fios);
  • Alisamento de chuveiro (utilização de shampoos que alisam).

Cuidados no pré e pós-alisamento

Alisar os cabelos e manter o resultado com fios saudáveis e bonitos não é uma tarefa fácil! É necessário ter cuidados constantes antes e depois do tratamento.

ALISAMENTO

ANTES DO TRATAMENTO

DEPOIS DO TRATAMENTO

Hidratação

Hidratação

Umectação

Lavagem correta

Cronograma capilar 

Usar produtos específicos

Escolha de um bom profissional

Cuidado com chapinha e secador

Conclusão

Enfim, viu como existem diversos tipos de alisamento capilar? A mulher empoderada tem a liberdade de deixar os fios como bem entender para se sentir melhor, mantê-los lisos é uma escolha pessoal, contudo, é preciso ter muito cuidado ao decidir realizar esse tratamento. Escolha os melhores produtos e profissionais habilitados para não ter surpresas desagradáveis, como corte químico, ressecamento e até mesmo, perda dos cabelos.

Por fim, para tirar mais dúvidas em relação a cabelos e tudo sobre esse universo, visite e conheça o blog New Hair.

Saiba mais

Deixe um comentário

Copyright © New Hair. Todos os direitos reservados.