Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ciclo capilar: descubra quais são as fases de vida dos cabelos

               Loiros, morenos, coloridos, ruivos, castanhos, escuros, claros. Vários são os tipos de cabelos que uma pessoa pode ter durante a sua vida, mas você sabia que, assim como qualquer outro órgão no nosso organismo, eles possuem funcionamento próprio e ciclo natural? Sim, o ciclo capilar!

               Os cabelos nascem, crescem e caem, mas esse processo não acontece por acaso. Tudo isso ocorre por conta de fases específicas que veremos agora. Então, continue com a gente e saiba quais são e como ocorrem!

               Vamos nessa?

Mulher olhando para frente com cabelos castanhos claros compridos
Descubra quais são as fases do ciclo capilar

               Do ponto de vista científico, os cabelos e pelos servem para proteger a pele da poluição, sujeiras e radiação solar, e por isso, consequentemente também, do câncer de pele e outras doenças dermatológicas.

               Além disso, também ajudam a diminuir o atrito com a pele, possuem função tátil e são o “escudo” do couro cabeludo – protegem do excesso de calor, ajudam a absorver o suor e também aquecem nos períodos mais frios.

               No ponto de vista estético e social, os cabelos também têm importância, já que podem fazer parte do processo de reconhecimento e identificação de sexualidade, diferenciações sociais, bem como, fazer parte do estilo dentro do mundo da moda.

               Ou seja, os cabelos – ou até mesmo, a falta deles! –  vai muito além de apenas escolher cortes e cores!

O que é o ciclo de vida capilar?

               Os número de fios de cabelo podem variar de pessoa para pessoa, como por exemplo: loiras possuem em média, cerca de 150.000 folículos capilares, morenas e 110.000, e por fim, ruivas, 90.000. 

               Contudo, o ciclo capilar é o mesmo para todos!

               Com duração média de 2 a 7 anos, cada fio de cabelo nasce em uma região chamada bulbo capilar – mais conhecido como raiz – onde ocorre a divisão celular. Os cabelos vão nascendo, crescendo e os fios mais velhos vão dando espaço aos mais novos. 

               O ciclo capilar é determinado por vários fatores, como por exemplo genética, alimentação e alterações no organismo, como deficiências nutricionais, alterações hormonais, gravidez, idade, sedentarismo ou doenças. 

               E uma curiosidade interessante é que cada fio possui seu ciclo próprio, independente dos outros – um folículo pode passar por 20 ciclos diferentes durante toda a sua “vida”.

               Mas, agora, vamos ao que interessa, as fases de crescimento do cabelo:

1. Fase anágena

               Na conhecida como fase de crescimento, os cabelos finos e macios estão ativos e crescendo nos folículos, pois as células estão se dividindo e multiplicando muito rápido, empurrando as células mais velhas e mortas para fora da raiz. 

               Os fios crescem cerca de 1 centímetro por mês e, aproximadamente, 90% dos cabelos presentes na nossa cabeça estão nessa fase. 

               A fase anágena acontece, pois os nutrientes e sinais de crescimento dos cabelos são enviados pela corrente sanguínea e pode durar de 2 a 7 anos. Além disso, vale ressaltar que o comprimento dos cabelos serão definidos nesta fase – quanto mais tempo ela durar, maior o comprimento será.

               Por fim, a fase anágena pode ser dividida em duas etapas:

  1. Proanágena: quando existe a multiplicação das células no folículo;
  2. Metanogênica: quando o cabelo aparece, de fato, no couro cabeludo.

2. Fase catágena

               É a fase de transição. Sabe aquelas células que estavam se dividindo e multiplicando rapidamente? Então, nesse momento elas param e entram em um “modo de repouso” para futuramente começarem a cair.

               Os fios continuam presos à raiz, porém, sem crescer. Essa fase dura até três semanas, e apenas 3% dos seus cabelos estão nessa fase. É a etapa mais curta do ciclo, contudo, possui sua importância.

3. Fase telógena

               Fase de queda. Após o momento de repouso dos fios, eles se desprendem do folículo e começam a cair. Isso acontece porque os pelos mais velhos não estão mais ligados com a corrente sanguínea e ficam com o aspecto “sem vida”. A partir disso, outro cabelo começa a nascer e todo o ciclo se repete.

               Essa etapa dura três meses, e o normal é que caiam de 100 até 200 fios por dia – segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mais que isso, seu corpo está mostrando sinais de estresse, pós-parto ou da própria genética. 10% dos fios estão nesta fase!

               Conforme vamos ficando mais velhos, a fase telógena aumenta e a anágena diminui.

A fase quatro existe?

               Uma dúvida muito discutida sobre o assunto, é se existe uma quarta fase no que se trata de ciclo de crescimento capilar. Alguns especialistas dizem que sim, e que se trata de uma fase independente, já outros, dizem que não – trata-se de um momento da etapa telógena. 

               Mas, afinal, o que seria essa etapa?

               Denominada de exógena ou quenógena, essa quarta etapa é definida como o momento que um fio cai e outro nasce no lugar, ou seja, é uma transição da fase telógena para a anágena.

Como melhorar a saúde dos meus cabelos e o ciclo capilar?

               Por fim, uma alimentação rica em proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais é imprescindível para garantir uma boa saúde capilar, porém, existem outras maneiras de melhorar e fortalecer seus cabelos, como por exemplo, os suplementos da New Hair! 

               New Hair é a vitamina mais amada do Brasil e estimula em seis vezes o crescimento dos seus fios. Com 17 ativos, o blend de vitaminas campeão do Brasil reduz a queda, fortalece a imunidade, assim como as suas unhas!

               Além disso, New Hair ainda possui a linha masculina e vale a pena conhecer! Saiba mais aqui. 

               Enfim, visite o site da New Hair, conheça toda a linha de produtos – inclusive, as gominhas New Hair Gummy – e garanta agora a saúde capilar que você sempre sonhou.

Deixe um comentário

Copyright © New Hair. Todos os direitos reservados.