Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Você sabe quais são os tipos de cabelos que existem? Descubra todos agora e saiba como cuidar de cada um!

Mulher branca com os cabelos ondulados e ruivo. Ela está sorrindo de olho fechado e com as duas mãos nos cabelos
Descubra quais são os tipos de cabelo que existem

Os cabelos são coisas únicas e subjetivas. Podem ser lisos, crespos, curtos, longos, coloridos, loiros, morenos, volumosos ou ralos, enfim, tudo vai depender do estilo e gosto de cada um.

Porém, exigem cuidados específicos para não sofrerem danos mais sérios. “Mas, como vou cuidar dos meus fios da melhor maneira?” Antes de tudo, é necessário saber que existem diferentes tipos de cabelos, e antes de qualquer coisa, você precisa descobrir qual é o seu para escolher o melhor tratamento.

Então, confira agora quais são os tipos de cabelo que existem e como cuidar de cada um. Vamos nessa!

Primeiramente, os cabelos podem ser divididos em quatro tipos: liso, ondulado, cacheado e crespo. E cada um deles é subdividido em mais três categorias (A, B e C), que definem a curvatura e espessura dos fios.

Por exemplo: os fios ondulados podem ter ondas mais abertas ou fechadas, os cacheados e crespos serem mais porosos ou “enrolados”, entre outras características.

Confira agora os quatro tipos e as subcategorias:

Imagem que mostra todos os tipos de cabelos. Do mais liso até o mais cacheado.

Cabelos lisos

Os cabelos lisos não possuem curvas, devido ao seu formato reto. Além disso, costumam ser maleáveis e oleosos na raiz.

São divididos em:

TIPO 1A: é o cabelo liso mais fino, alinhado e oleoso, isso porque o óleo do couro cabeludo tem mais facilidade em descer para os fios. Além disso, esse tipo costuma dar nós e embaraçar com mais facilidade. 

TIPO 1B: uma mistura de fios grossos com os do tipo 1A. São menos oleosos, possuem mais volume e são fáceis de serem modelados.

TIPO 1C: é o cabelo liso pesado. Das três subdivisões, essa é a mais volumosa e brilhante, além de ter os fios mais resistentes e ser difícil de modelar. 

Cabelos ondulados

Os cabelos ondulados se encaixam entre os lisos e os cacheados. A tendência é serem oleosos na raiz e secos na ponta. Facilmente alisado com chapinha ou definido com cacheador, esse tipo também se divide em três subgrupos. 

TIPO 2A: esse tipo é o que mais parece o liso, contudo, conta com uma leve ondulação deixando os cabelos no formato de um “s”, mas nada marcante demais. É oleoso e não tem volume. 

TIPO 2B: nesse caso, os cabelos já são mais ondulados e volumosos e podem apresentar frizz – são os fios arrepiados que não “casam” com os que estão ao redor.

TIPO 2C: é o famoso cabelo encaracolado. Com suas ondulações muito mais definidas, esse tipo se aproxima do cacheado e apresenta mais volume e frizz, além de ser oleoso na raiz e seco nas pontas. E já que não é muito preso ao couro cabeludo, os fios balançam mais.

Cabelos cacheados

Os cabelos cacheados são mais ondulados do que o 2A, 2B e 2C, parecendo até mesmo uma mola! Possuem mais volume, frizz e são oleosos com a raiz seca.

TIPO 3A: cachos soltos e abertos. Lembra os cabelos 2C, todavia, apresenta mais volume e definição. 

TIPO 3B: é um tipo que resseca mais fácil, por isso os cuidados precisam ser maiores. Os cachos são mais fechados e a raiz também conta com ondulação. Um diferencial deste tipo é os cabelos serem simétricos. A característica marcante do 3B é a definição e o volume. 

TIPO 3C:  cabelo caracol. São ondulados da raiz até as pontas e costumam parecer menores do que são, já que sofrem com o encolhimento. Os cachos são fechados, definidos e mais secos que os outros.

Cabelos crespos

Em comparação aos cabelos ondulados, os crespos possuem cachos menos enrolados e são mais secos, com mais frizz e quebra com fragilidade.

TIPO 4A: se assemelha ao 3C, porém, em contato com a água ele se mantém cacheado, enquanto os outros ficam mais ondulados. Comparando com os cabelos crespos, nesse tipo, os fios são mais abertos e enrolados desde a raiz.

TIPO 4B: a partir daqui, temos uma mudança mais visível. Os cabelos deixam de parecer caracóis e assumem uma feição de “zigue-zague”.  Com isso, o fio fica mais frágil, volumoso e seco. 

TIPO 4C: por fim, o cabelo mais volumoso de todos. Também estão em formato de zigue-zague e são secos, por isso, o cuidado é maior. Por fim, o fator encolhimento é bem presente e visível neste tipo.

Quais são os cuidados que devemos ter com os tipos de cabelos?

Agora que você já conhece quais são os tipos de cabelos que existem, veja quais são os cuidados que devemos ter com cada um:

No caso dos cabelos lisos, o ideal é usar shampoos leves, pois a tendência dele é ficar oleoso com mais facilidade. Além disso, é necessário ter cuidado ao pentear e investir em uma alimentação balanceada.

Para cabelos ondulados, shampoos neutros e uma boa hidratação, já que esse tipo pode ficar oleoso na raiz e seco nas pontas. É preciso ter uma mescla.

Hidratação é o segredo para cabelos cacheados. Por ter altas chances de ter frizz e ficarem ressecados, cremes hidratantes e escova de pentear são indispensáveis para quem se encaixa neste tipo.

E por fim, os cabelos crespos. Assim como para os do tipo três, esses também precisam de uma boa hidratação e umectação, contudo, com produtos desenvolvidos especificamente para eles.

Em caso de queda capilar, confira quais são os tratamentos.

Conheça New Hair Essential e tenha os cabelos dos sonhos!

Feitos através dos melhores ativos que oferecem um tratamento completo aos cabelos, a linha hair care Essential da New Hair é a número um em crescimento capilar e tratamento de fora para dentro!

Fios mais macios, sedosos, maleáveis, com acabamento perfeito e brilho radiante, sem frizz e muito bem hidratados é só com o shampoo e condicionador Essential.

Enfim, visite o site e conheça todas as nossas linhas: SOS Reparação, Liso Perfeito, Pós-Química, Cachos e Ondas, Força e Brilho, e o Detox.

Não perca tempo e garanta agora mesmo o kit perfeito para você e seus cabelos.

Deixe um comentário

Copyright © New Hair. Todos os direitos reservados.