Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Transição capilar: um guia completo para você e seus cabelos!

Mulher de cabelos cacheados sorrindo e com os olhos fechados
Saiba tudo sobre transição capilar

Um tema complexo, cheio de tabus, que vai além de cortes de cabelos: transição capilar. Não é sobre apenas mudar os seus fios, mas sim, autoaceitação, autoconhecimento, autoestima e amor-próprio. No entanto, nem sempre isso é fácil de se alcançar, e, por isso, New Hair está aqui para ajudar você a tirar todas as dúvidas sobre o assunto. 

Então, reunimos um guia completo para você mulher, que está passando por esse momento e está perdida ou com medo. Confira agora!

Transição capilar nada mais é do que voltar os seus fios para a estrutura natural, independentemente de qual seja — ondulado, cacheado ou crespo. É abandonar todo e qualquer tipo de procedimento químico e viver com os cabelos como vieram ao mundo.

O processo é longo, demorado e serve para quebrar os padrões da sociedade, que dizem que apenas os cabelos lisos são bonitos.

Dificuldades e facilidades da jornada

Os pontos mais difíceis da transição capilar são: o tempo de duração e a aceitação do novo visual e novas texturas dos cabelos.

  1. O tempo, pois o procedimento é longo e demorado, então se você não tem paciência, pode começar a treiná-la desde já! 
  2. E a aceitação das novas texturas dos fios, já que durante o período de  transição, os cabelos naturais vão se misturando com os que possuem química e ficam de cores diferentes. Aliás, a autoestima pode ser abalada aqui.

Porém, também existem pontos fáceis dessa jornada. A sociedade está aceitando cada vez mais a beleza dos fios naturais das mulheres, a indústria cosmética cresceu e se diversificou bastante, as informações produtos sobre cabelos ondulados, cacheados e crespos estão mais acessíveis.

Por isso, a transição capilar hoje é mais “fácil”, embora tenha seus desafios.

Quanto tempo demora para fazer a transição capilar?

A princípio, não existe um tempo exato, e tudo depende de você. Se quiser avançar gradualmente e cortar as madeixas a cada três meses, tudo bem. Se prefere fazer um Big Chop (explicaremos a seguir) ou raspar tudo de uma vez, está tudo bem também!

Todas as escolhas são válidas e o mais importante é a sua decisão. Se você está satisfeita com um resultado de seis meses, então já pode parar. Continuar ou não, dependerá da sua vontade e se o resultado está agradando. 

Vale ressaltar que muitas coisas interferem na velocidade da transição capilar, como, por exemplo: hábitos rotineiros, quantidade de água ingerida e alimentação — esses itens podem acelerar ou atrasar o seu processo.

Afinal, como fazer a transição capilar?

Separamos para você, as três maneiras mais famosas de fazer transição capilar. Confira agora:

Big Chop

Aqui, você corta de uma só vez as partes quimicamente tratadas dos seus cabelos e deixa apenas a natural. Algumas mulheres não gostam dessa atitude radical e cortam os fios periodicamente, enquanto outras tiram a química no primeiro corte.

Um problema presente na prática do Big Chop é o fato dos cabelos ficarem curtos. Durante muito tempo, a sociedade implantou a ideia de que mulheres lindas, meigas e belas, possuíam apenas cabelos longos.

Se você está interessada e decidida a fazer um big chop, procure um (a) especialista com ótima reputação.

Cortar os cabelos periodicamente

Ao contrário do Big Chop, essa técnica consiste em cortar os cabelos gradualmente e ir tirando a química. 

O recomendado é ir ao cabeleireiro a cada três meses.

Box Braids

É a técnica de trançado e pode ser realizada em homens e mulheres. Dura três meses e é uma opção para quem quer mudar o visual mesmo com o crescimento dos cabelos naturais.

Cuidados e atenção com a transição capilar

Como é um processo demorado e complexo, exige cuidado e atenção. São eles:

Cronograma capilar

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados diários e tratamentos para os cabelos. Ele é responsável por hidratar (devolver a água aos fios), nutrir (umectação — processo de manter, por mais tempo, a umidade natural do couro cabeludo) e reconstruir (fornecer queratina aos cabelos) as madeixas. 

O calendário capilar é importante porque supre todas as necessidades que a saúde capilar precisa.

Cortar

É importante manter o corte dos fios em dia. Mesmo que você não adote o Big Chop, é importante tirar as pontas a cada três meses para manter o couro cabeludo hidratado.

Texturização

Texturizar os cabelos é uma forma de “disfarçar” a parte quimicamente tratada da natural. Para isso, algumas técnicas são utilizadas, como, por exemplo, coques, tranças, penteado semi-preso, turbantes e laços.

Por fim, escolha um bom profissional

A jornada da transição capilar não deve ser feita sozinha. Procure um bom profissional para acompanhar você durante todo o trajeto. E não se esqueça: tire todas as dúvidas que tiver!

Chapinha na transição capilar? O que não fazer durante o processo!

Você já conferiu tudo o que deve fazer para ter uma transição capilar perfeita, porém, se atente aos erros mais cometidos e que devem ser evitados:

  • Relaxamento
  • progressiva
  • Botox
  • Uso de secadores, pranchas e modeladores de cacho.

No caso específico da chapinha, o seu uso não é totalmente proibido, porém, é aconselhado evitar porque ela resseca os fios e pode atrasar o procedimento — principalmente para os cabelos 2B, 2C e 3A

Se você optar pelo uso, adote um bom protetor térmico, dê um descanso para os fios e faça hidratação.

Exemplos de transição capilar (antes e depois)

A cliente Maiara Monteiro está passando pelo processo de transição e mostrou o resultado de 1 mês de uso de New Hair. Ela começou a tomar as cápsulas logo quando decidiu voltar aos fios naturais.

“Foi a melhor decisão que tomei após iniciar a minha transição capilar. Nesse 1 mês (…) já obtive um resultado satisfatório e sem desconforto no estômago” afirma Maiara.

Mulher de costas mostrando mudanças nos cabelos
1 mês de resultados de New Hair

Conclusão

A transição capilar vai muito além de “trocar os fios dos cabelos”. É um processo demorado, trabalhoso que requer muita paciência, já que além de tudo, se trata da quebra de um padrão estético sociedade. É preciso trabalhar autoconhecimento, amor-próprio, autoaceitação e coragem! 

Enfim, a jornada possui altos e baixos, mas o resultado é gratificante para quem o conclui,  — no caso, você. Continue firme e forte, e volte a ter a naturalidade dos seus cabelos naturais que tanto esperou!

Saiba mais

Deixe um comentário

Copyright © New Hair. Todos os direitos reservados.