O papel das vitaminas do complexo B são frequentes nos rótulos e tabelas nutricionais dos produtos voltados para o tratamento da pele e do cabelo. Mas, você sabe qual o papel de cada uma delas?
Nesse texto, vamos explicar para que serve a vitamina B12 no cabelo, onde encontrar, como ingerir na medida certa e, enfim, contemplar os benefícios desse nutriente da melhor forma.
Se quer descobrir essas e outras curiosidades sobre a vitamina B12, continue lendo este artigo!
O que é a vitamina B12?
A vitamina B12, ou cobalamina, é pertencente às vitaminas do complexo B, hidrossolúvel e com origem bacteriana, ou seja, é produzida por microrganismos e encontrada somente em alimentos de origem animal.
Essa vitamina auxilia em múltiplas funções do sistema nervoso central e periférico, no processo de desenvolvimento cerebral, função cognitiva e na formação dos glóbulos vermelhos.
Geralmente, a falta dessa vitamina no organismo pode desencadear alguns problemas de saúde, como:
- alterações neurológicas;
- fraqueza;
- dermatites;
- glossites (inflamação na língua);
- inflamação nos lábios (queilite);
- erupções e ulcerações na pele.
Além disso, a ausência de B12 também pode ser uma das causas de alopecia (queda capilar).
Benefícios da vitamina B12
A vitamina B12 contribui para o bom funcionamento de algumas funções do organismo, principalmente as que envolvem o sistema nervoso, além da formação, desenvolvimento e maturação de células.
A substância pode contribuir para o crescimento dos fios e da saúde capilar. Isso aumenta a resistência da fibra capilar e ajuda a combater possíveis quedas.
Conheça outros benefícios da vitamina B12:
Saúde do sangue
A vitamina B12 ajuda a promover a saúde do sangue, pois colabora na formação dos glóbulos vermelhos, auxiliando o transporte do oxigênio para os pulmões e outros órgãos. Além disso, ela leva nutrientes para as células e pode contribuir na prevenção da anemia.
Melhora o humor
A vitamina B12 pode favorecer o aumento da serotonina, assim, ela melhora o humor e auxilia na prevenção ou tratamento da depressão.
Pode prevenir perda de memória
A vitamina B12 tem ação diretamente ligada com a função neurológica. Sua ingestão adequada colabora no bom funcionamento de todo o sistema nervoso e na formação das células, o que pode ajudar na prevenção da perda da memória.
Auxilia na melhora da unha e pele
Para garantir uma boa estrutura e desenvolvimento das unhas e da pele, ajudando em sua manutenção, a vitamina B12 é uma boa pedida! Isso porque desempenha o papel importante de agir na produção das células e no transporte de nutrientes a elas e, isso, assegura a promoção da saúde de unhas e pele.
Reduz risco de doenças cardíacas
As funções da vitamina B12 estão relacionadas à formação do sangue, por isso, ela ajuda no controle do nível de homocisteína. A homocisteína é um aminoácido que, se encontrado em altas quantidades no corpo, pode ser associado a doenças cardiovasculares.
A vitamina B12 é boa para o crescimento capilar?
A vitamina B12 favorece o crescimento capilar de forma saudável, devido à sua ação de transporte de oxigênio aos tecidos. Quando esse processo ocorre corretamente, evita-se a queda de cabelo.
Entretanto, para ter melhores resultados, é interessante consumir mediante alimentos ou de suplementos capilares outras vitaminas, inclusive as do complexo B, com a B12, para favorecer a saúde e crescimento dos fios, prevenindo também a despigmentação dos cabelos.
Por exemplo, a junção das vitaminas B7, B1, B2, B3, B5, B6 e B12 é perfeita para o tratamento de alopecia androgenética feminina, contribuindo para uma maior densidade e fortalecimento capilar. Já a combinação de B12, B1, B6, B2, B5, B7 com vitaminas e minerais, pode ajudar na redução do quadro de alopecia androgenética.
Para um entendimento ainda mais completo, veja quais outras vitaminas são boas para o cabelo!
Quais são os sinais de deficiência de vitamina B12 no cabelo?
Um baixo nível desse nutriente no organismo pode desencadear uma queda excessiva dos fios, o que pode dar início a problemas capilares, como calvície ou alopecia.
Portanto, ao notar uma queda exagerada dos fios, o ideal é procurar ajuda profissional para investigar a causa do problema. Se for deficiência da vitamina B12, o especialista pode realizar alguns ajustes na dieta e indicar o consumo da vitamina em goma ou suplementação para complementar a alimentação.
Onde encontrar vitamina B12 para o cabelo?
A vitamina B12 pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como: carnes, ovos, peixes (atum, sardinha, salmão e linguado), fígado bovino e de galinha, alga, iogurte, leite e em suplementos.
Na New Hair, você encontra a vitamina B12 em formato de gummy em combinação com outros nutrientes que favorecem e potencializam não somente a saúde dos cabelos, mas, também, das unhas e da pele.
Todos os produtos contam com ingredientes selecionados, 100% naturais, cruelty free, com o selo de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), garantindo seus benefícios.
Venha para a New Hair e descubra um jeito novo, e saboroso, de cuidar dos cabelos e corpo!
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIRURGIA DA RESTAURAÇÃO CAPILAR. Importância da Suplementação com Vitaminas do Complexo B para Melhora da Saúde Capilar: Revisão Narrativa. [S. l.], 5 abr. 2022. Disponível em: https://www.abcrc.com.br/foliculo/80/importancia-da-suplementacao-com-vitaminas-do-complexo-b-para-melhora-da-saude-capilar-revisao-narrativa. Acesso em: 17 jul. 2023.
ADDOR, Flávia Alvim Sant’Anna; PEREIRA, Vanessa de Melo Cardoso; ABREU, Felipe Fernandes de; SILVA, Silvana Lima da. Fatores nutricionais e resistência da haste capilar: estudo clínico piloto. Revista Surgical Cosmetic Dermatology, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2655/265523678006.pdf. Acesso em: 17 jul. 2023.
FERNANDES, Eliane Freire de Oliveira; SILVA, Nathalia Caroline Mandarino; MACIEL, Ingrid Gabriele Silva; ANJOS, Heriberto Alves dos. Avaliação da composição de nutricosméticos utilizados no tratamento de cabelo. Fluxo Contínuo, 2021. Disponível em: https://periodicos.grupotiradentes.com/saude/article/view/10212. Acesso em: 17 jul. 2023.
FILHO, Otávio Cardoso; CRUZ, Isabela Barbosa; SANTOS, Amanda Rodrigues; QUINTÃO, Valeria Couto; DURÃS, Lorena Roseli Rios; RIBEIRO, Renata Danielle; COSTA, Franciellen Morais; CRUZ, Lucas Barbosa; MOURA, Paulo Henrique Tolentino; FREITAS, Daniela Fernanda de; ARRUDAS, Sônia Ribeiro; CRUZ, Allan Crystia Pereira Sena da; MENDES, Patrícia Helena Costa; SOUZA, Ludmilla Regina. Vitaminas Hidrossolúveis (B6, B12 C): uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/285. Acesso em: 17 jul. 2023.
GARZONE, Emmanuella Oliveira Caula; ZANELLA, Priscila Berti. A importância da vitamina B12 para a função neurológica e cognitiva: da gestação à infância. Revista de Atenção à Saúde, 6 ago. 2021. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/download/7841/3555/27413. Acesso em: 17 jul. 2023.
PERSEGONA, Cíntia Karine Ramalho. Nutrição Capilar. Centro Universitário Apparecido dos Santos — Uniceplac, 2022. Disponível em: https://dspace.uniceplac.edu.br/bitstream/123456789/2061/1/Nutri%C3%A7%C3%A3o%20capilar.pdf. Acesso em: 17 jul. 2023.
SANTOS, Ellen da Costa; BRITO, Adriana; PEREIRA, Isabela Rosier Olímpio. Deficiência de vitamina B12: um fator que induz à depressão?. Universidade Presbiteriana Mackenzie, 7 dez. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-03072016000200006#:~:text=Alguns%20estudos%20mostraram%20que%20baixos,t%C3%AAm%20menor%20risco%20de%20depress%C3%A3o. Acesso em: 17 jul. 2023.
STRECK, Emilio Luiz; MARTINS, Jhonatan Telmo; CARVALHO-SILVA, Milena. Efeitos da deficiência de vitamina B12 no cérebro. Revista Inova Saúde, 2017. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/Inovasaude/article/view/3058. Acesso em: 17 jul. 2023.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. Alimentação, nutrição e a saúde da família: Desequilíbrio nutricional e carência de vitaminas e micronutrientes. Universidade Federal do Maranhão, 2014. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/1806/1/UNIDADE_03.pdf. Acesso em: 17 jul. 2023.
VIANA, Ana da Silva Torres; SANTOS, Lorrane Soares dos; PASQUALOTTO, Maria Fernanda; FERREIRA, Talita Ribeiro Lemos; PLÁCIDO, Geovana Rocha. Você sabia que a falta de vitamina B12 pode desencadear doenças neurológicas?. Research, Society and Developmen, 2 mar. 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/26712. Acesso em: 17 jul. 2023.