
São incontáveis os fatores que prejudicam diretamente a saúde dos cabelos. Desde as deficiências vitamínicas, alterações hormonais, até o uso de fontes de calor, bonés, chapéus, ou a poluição das cidades podem acabar danificando os fios e o seu crescimento, levando ao enfraquecimento e à queda capilar.
Para amenizar os efeitos causados por essa exposição, os suplementos capilares têm se popularizado rapidamente entre os amantes do autocuidado. Eles são formulados com combinações de vitaminas, minerais e outros nutrientes benéficos para o organismo e são grandes aliados no cuidado, não só dos cabelos, mas também da pele e das unhas.
Para entender mais sobre esses suplementos e seus benefícios, basta continuar a leitura.
O que são suplementos capilares?
Os suplementos capilares são nutricosméticos, produtos elaborados para melhorar a aparência da pele, unhas e cabelos. Eles são compostos por uma combinação de nutrientes que contribuem para o bom funcionamento do corpo. É possível encontrar a vitamina para cabelo em goma, em comprimidos e outros formatos.
Os suplementos capilares contêm ativos conhecidos por desempenhar um papel importante no crescimento e na manutenção saudável dos cabelos, como: biotina, vitamina D, vitamina E, vitamina C, colágeno e proteínas.
Apesar dos benefícios, os suplementos capilares não substituem uma dieta saudável e balanceada. Logo, a ideia por trás desse produto é fornecer ao organismo os nutrientes necessários que podem estar em falta na dieta e o organismo não consegue repor sozinho.
No entanto, é importante ressaltar que a eficácia dos suplementos capilares pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, é recomendado consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de suplementação, sobretudo mulheres grávidas ou em amamentação.
Quais são os fatores que influenciam a queda capilar?
Diversos fatores naturais podem causar a queda capilar, como o envelhecimento, alterações hormonais, oleosidade do couro cabeludo, entre outros.
Com o passar do tempo, a produção natural de queratina e colágeno no organismo cai, contribuindo para a queda de cabelos e diminuição da saúde dos fios. Além disso, é natural ocorrer um afinamento e enfraquecimento dos fios com o passar dos anos.
Alterações hormonais também podem desencadear a queda capilar. Um exemplo comum é a queda de cabelos no pós-parto, devido às flutuações hormonais que ocorrem durante a gravidez e o parto. Desequilíbrios hormonais, como o aumento da produção de hormônios masculinos, também podem contribuir para a queda de cabelos.
Outro ponto de atenção é referente a determinadas condições médicas, como alopecia, doenças da tireoide (hipotireoidismo ou hipertireoidismo), patologias autoimunes, deficiências nutricionais e condições do couro cabeludo, entre outras. Por isso, é importante buscar orientações médicas no primeiro sinal de queda excessiva.
Você sabia que o estresse físico e emocional também podem contribuir para a queda capilar? Eventos traumáticos, cirurgias, doenças graves e altos níveis de estresse podem levar à chamada “eflúvio telógeno”, um tipo de queda de cabelos temporária.
Por que a suplementação é importante para a saúde capilar?
Como são vários os fatores que influenciam na queda capilar, a introdução de suplementos próprios para o problema no dia a dia pode ser extremamente benéfica para os objetivos listados abaixo.
Fortalecimento dos cabelos
Os suplementos capilares têm ingredientes que promovem o fortalecimento dos fios de cabelo, tais como vitaminas, minerais e aminoácidos, importantes para a saúde. Esses nutrientes ajudam a fortalecer os cabelos, tornando-os menos propensos à quebra.
Estimulação do crescimento capilar
A goma para cabelos New Hair Gummy, por exemplo, pode estimular um crescimento até 6 vezes mais acelerado que o normal. Isso porque os ingredientes que estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo fornecem nutrientes e oxigênio para os folículos capilares, ajudando a acelerar o crescimento.
Combate à queda de cabelos
A queda excessiva de cabelos pode ser causada por vários fatores, como deficiências nutricionais, problemas hormonais, estresse, alergias e até mesmo reações químicas. Nesse caso, alguns suplementos capilares são formulados para combater a perda dos fios, fornecendo os nutrientes necessários para manter os cabelos saudáveis.
Melhora da aparência geral dos cabelos
Além de fortalecer e estimular o crescimento, os suplementos capilares também podem melhorar o aspecto dos fios. Eles ajudam a aumentar o brilho, reduzir o frizz, suavizar a textura e melhorar a elasticidade dos cabelos. Esse efeito pode ser potencializado quando combinado com xampus e condicionadores especializados como os da Linha Essential para tratamento capilar.
Quais são as vitaminas e minerais que um suplemento para cabelos precisa conter?
Confira quais são os principais nutrientes que influenciam na melhora da saúde dos fios e devem estar inclusos no suplemento capilar.
Vitamina E
A vitamina E é eficaz contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. A deficiência causa diversos problemas de saúde, desde anemia e diminuição da imunidade até queda de cabelos.
Vitaminas do complexo B
Já o complexo B é composto por oito vitaminas: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina). A vitamina B7, ou biotina, por exemplo, desempenha um papel importantíssimo no desenvolvimento de cabelos e unhas, já que atua no processo de produção da queratina, fortalece e reconstrói a estrutura dos fios e unhas, evitando a queda e a quebra.
Vitamina C
Além de agir como antioxidante, minimizando os danos de radicais livres como o ressecamento, a perda do brilho, entre outros, a vitamina C auxilia na formação de moléculas de colágeno, substância importantíssima para a saúde dos fios.
Vitamina D
O calciferol, ou vitamina D desempenha um papel importantíssimo na absorção de cálcio no organismo, por isso seu consumo pode acelerar o crescimento dos fios capilares.
Quais são os melhores suplementos para cabelos, unhas e pele?
É importante, conversar com um especialista para que as necessidades individuais sejam mapeadas e a escolha do suplemento seja perfeita para cada um. Especialmente se houver condições médicas pré-existentes ou uso de medicamentos.
De todo modo, diferentes fatores devem ser avaliados na hora de escolher o melhor suplemento capilar, por exemplo:
• certificação do produto pelas agências reguladoras na área de ciência de saúde;
• minerais, vitaminas e nutrientes serem de origem animal;
• ser zero açúcar;
• presença de biotina, um dos nutrientes responsáveis pela saúde da pele, cabelos e unhas;
• resultados comprovados.
Os suplementos capilares da New Hair preenchem esses e outros requisitos. Afinal, os comprimidos possuem 12 vitaminas e 5 minerais que o seu corpo precisa para cuidar da pele, cabelo e unhas, já as gominhas, 8 vitaminas. Para saber mais, conheça a vitamina para cabelos com ácido hialurônico. Acesse o site e confira!