Quando o assunto é buscar métodos para auxiliar o crescimento dos cabelos, muitos mitos e verdades se misturam sobre dar hidratação e brilho aos fios. Para evitar que receitas mirabolantes prejudiquem as madeixas, elaboramos este artigo.
A seguir, mostraremos dicas de como fazer o cabelo crescer, quais vitaminas ajudam a fortalecer os fios, como fazer a prevenção de queda dos cabelos e muito mais!
Continue lendo e confira o que preparamos para você!
O que interfere no crescimento capilar?
O couro cabeludo é uma área muito importante do corpo, com características próprias, necessitando de um tratamento diferenciado.
Os cuidados com o couro cabeludo começam na identificação do tipo: oleoso, seco, misto ou normal. Quando se fala sobre o cabelo do tipo normal, é necessário compreender que essa característica se deve ao couro cabeludo ter uma quantidade equilibrada de suor e sebo, mas que também precisam de cuidados para ajudar no crescimento e na manutenção.
A realidade é que tudo o que fazemos, desde utilizar produtos químicos, xampus, cremes até comer alimentos variados, pode interferir de forma positiva ou negativa no crescimento capilar. Isso inclui: má alimentação, uso exagerado de tabaco ou álcool e até problemas emocionais, que podem atrapalhar o desenvolvimento dos fios.
Não basta investir apenas em produtos que ajudem na saúde dos fios externamente, é preciso buscar alternativas que auxiliem o crescimento do cabelo de dentro para fora, complementando com os produtos já usados em sua manutenção.
Como fazer o cabelo crescer?
Para fazer com que os fios cresçam com saúde, é necessário montar uma estratégia de cuidados, um cronograma capilar, que engloba desde um tratamento capilar adequado até uma dieta balanceada.
O ideal é introduzir alimentos com nutrientes que estimulem a saúde e a manutenção dos fios, dando uma boa estrutura capilar. Além disso, consumir suplementos capilares pode ajudar a complementar a alimentação, pois, na correria do dia a dia, é difícil ingerir a quantidade de nutrientes necessária para o organismo e, consequentemente, para os cabelos.
No tratamento capilar, é necessário ter cuidados como:
- lavar os cabelos regularmente sem água quente;
- massagear o couro cabeludo na lavagem;
- usar uma linha de produtos específicos ao seu tipo de cabelo;
- hidratar os fios com frequência;
- utilizar protetor térmico.
Esse conjunto de ações ajudará no crescimento rápido e saudável dos fios, agregando mais vitalidade, força e brilho aos cabelos.
Quanto tempo leva para o cabelo crescer?
O processo de crescimento do cabelo é feito pelos folículos do couro cabeludo, que passam por ciclos de crescimento e regeneração, garantindo sua renovação e a integridade física.
Dessa forma, os fios se desenvolvem por meio da proliferação de células queratinócitos nos folículos pilosos, de maneira normal e saudável. Nesse processo, o cabelo cresce aproximadamente de 1,5 centímetro por mês, mas pode variar de tamanho, formato e de velocidade, devido à genética.
Existem vitaminas ou suplementos que podem ajudar no crescimento do cabelo?
Sim! A vitamina em goma da New Hair, por exemplo, conta com 8 vitaminas poderosas (A, B5, B6, B₇, B12, C, D e E) para ajudar no crescimento mais rápido dos fios e na prevenção da queda capilar.
Além dessas vitaminas, as gomas vêm com um elemento extra, agregando mais benefícios e alta hidratação aos fios, o ácido hialurônico. Ao atuar de dentro para fora, trazem vantagens não somente aos cabelos, mas também a todo o organismo, auxiliando no bom funcionamento do corpo e ajudando a pele e as unhas.
Entretanto, o seu consumo deve ser orientado e acompanhado por um especialista para que o uso dos suplementos seja feito adequadamente, sem exageros que comprometam a saúde capilar.
Como evitar queda de cabelo?
É considerado normal cair cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia, mas ao notar um volume maior de queda, é necessário auxílio médico.
A queda capilar pode acontecer de forma transitória, pelo período de 6 meses, ou crônica, indo além desse período. Para reduzir e prevenir a queda, são necessários alguns cuidados básicos, como:
- ter uma alimentação equilibrada;
- lavar os cabelos regularmente;
- evitar dormir com os cabelos molhados;
- prender os cabelos com muita força;
- evitar o uso frequente de bonés e chapéus.
Dicas para melhorar a saúde capilar
A saúde capilar pode sofrer interferências de diversos aspectos, como:
- questões hormonais;
- anemia;
- estresse;
- gravidez;
- distúrbios do sono;
- cirurgias;
- problemas de tireoide;
- dermatológicos.
Por isso, adquirir a rotina de cuidados com os cabelos pode ser a chave para fios mais saudáveis, macios e brilhantes. Confira algumas dicas!
Cuide da alimentação
Prefira consumir alimentos saudáveis que forneçam vitaminas, proteínas e minerais, pois eles contribuem para fios mais bonitos e fortes.
Reduza a ingestão de produtos ricos em açúcares processados, pois pode desencadear irritação e diminuir o tamanho dos folículos responsáveis pela produção dos fios.
Além disso, há outros alimentos que afetam o crescimento dos cabelos, como: amido (pão, macarrão, etc.) por serem pobres em proteínas; excesso de sal; comidas industrializadas, enlatados, gordura trans, bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Hidrate o cabelo
Utilize sempre uma linha de xampu, condicionador e creme hidratante adequado para o seu tipo de cabelo, para ajudar no processo de limpeza e hidratação.
A hidratação nos cabelos pode ser feita semanalmente. Utilize também óleos vegetais, como o de coco, argan, semente de uva ou rícino, que exercem funções umectantes, ajudando no fortalecimento dos fios.
Tome vitaminas que auxiliam no crescimento capilar
Além de proteínas, aminoácidos e minerais (zinco, ferro, cobre, iodo e selênio), inclua o consumo de vitaminas que estimulam o desenvolvimento dos fios, como as vitaminas C, E, A, D e as pertencentes ao complexo B (B5, B6, B7 E B12).
Tenha cuidado com o uso de produtos químicos
Abusar da química ou realizar uma aplicação inadequada, acompanhado de altas temperaturas, pode desencadear a queda capilar.
Além disso, alisamentos, tinturas e extensões nos cabelos também danificam os fios, deixando-os opacos e quebradiços, o que pode resultar na perda do fio inteiro. Por isso, sempre cuide das madeixas com a ajuda de profissionais especialistas no assunto.
Referências
BEDIN, Valcinir. Couro cabeludo, cabelos e cuidados. BWS Journal, junho 2019. Disponível em: https://bwsjournal.emnuvens.com.br/bwsj/article/view/41. Acesso em: 12 jul. 2023.
CRUZ, Patricia; SUZUKI, Vanessa Yuri; JAMIL, Liliane Carvalho; LEITE, Jorge Alberto Torres Madeiro; FREITAS, Luana Cristina Leite de; OLIVEIRA, Carlos Rocha; FERREIRA, Lydia Masako. Nutrição e saúde dos cabelos: uma revisão. Advances in Nutritional Sciences, 2020. Disponível em: https://ansj.com.br/journal/index.php/1/article/view/5. Acesso em: 12 jul. 2023.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Alopecia (calvície, queda de cabelos). Biblioteca Virtual em Saúde, junho 2020. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/alopecia-queda-de-cabelos/. Acesso em: 12 jul. 2023.
NASCIMENTO, Maria Esther Tormin Vieira do; HÜBNER, Luciane Bravi. A Queda de Cabelo e a Covid-19: Possíveis Relações. BWS Journal, 24 jan. 2022. Disponível em: https://bwsjournal.emnuvens.com.br/bwsj/article/view/289. Acesso em: 12 jul. 2023.
PERSEGONA, Cíntia Karine Ramalho. Nutrição Capilar. Centro Universitário Apparecido dos Santos — Uniceplac, 2022. Disponível em: https://dspace.uniceplac.edu.br/bitstream/123456789/2061/1/Nutri%C3%A7%C3%A3o%20capilar.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023.
SILVA, Maiara Marques da. Estudo do potencial biotecnológico do secretoma de células estromais mesenquimais no crescimento do pelo. Universidade Federal de Santa Catarina, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216052. Acesso em: 12 jul. 2023.
SIMMONDS, Monique SJ; MARSH, Jennifer M. Produtos de Origem Vegetal para os Cabelos. Revista Cosmetics & Toiletries, março/ abril 2020. Disponível em: https://www.cosmeticsonline.com.br/ct/painel/class/artigos/uploads/b7ec5-Artigo-pag-20.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023.