Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Radicais livres e queda de cabelo: entenda a relação e como proteger os seus fios

Vista lateral do cabelo da mulher fazendo rotina capilar

Os radicais livres são moléculas produzidas através do organismo em resposta a fatores  como poluição, estresse, dieta inadequada e exposição aos raios UV.

A New Hair preparou um artigo apresentando a relação dos radicais livres com a queda de cabelo e algumas formas de proteger os seus fios. Boa leitura!

Relação da queda de cabelo com os radicais livres

Os radicais livres são moléculas altamente reativas, que danificam as células e os tecidos ao roubar elétrons de outras moléculas, processo conhecido como oxidação.

Esse estresse oxidativo pode ser realizado sobre os folículos capilares, que pode levar a danos cumulativos no couro cabeludo e também nos folículos capilares, resultando em queda de cabelo. 

Confira abaixo alguns dos danos que podem ser ocasionados pelos radicais livres.

  • DNA das células capilares: radicais livres ocasionam mutações no DNA das células do folículo piloso, comprometendo a capacidade de produzir fios saudáveis.
  • Inflamação: a oxidação excessiva desencadeia uma resposta inflamatória no couro cabeludo, agravando condições que contribuem para queda de cabelo, como a alopecia.
  • Envelhecimento precoce dos folículos: a exposição prolongada aos radicais livres acelera o envelhecimento dos folículos capilares, fazendo que os fios sejam produzidos em menor quantidade.
  • Danos à membrana celular: radicais livres podem afetar membranas das células do couro cabeludo, reduzindo a capacidade de absorção dos nutrientes importantes para o crescimento do cabelo.

Dicas para proteger o cabelo desses danos

Para proteger seu couro cabeludo dos danos ocasionados pelos radicais livres, é necessário ter uma abordagem completa, incluindo cuidados externos e internos. Conheça agora formas para proteger seus cabelos:

Cuidados internos

Faça o consumo de frutas como morango, melancia, laranja, e vegetais como cenoura, espinafre e brócolis. São alimentos ricos em vitaminas A, C e E, antioxidantes poderosos. Inclua também nozes e amêndoas e mantenha-se sempre hidratado para melhorar a saúde do couro cabeludo.

Cuidados externos 

Além da alimentação com antioxidantes, utilize também produtos com esse ativo, como shampoos e condicionadores com vitamina E, vitamina C e extratos de chá-verde. Aplique máscaras capilares antioxidantes para otimizar a proteção dos fios. 

Adicione outros cuidados externos importantes, como:

  • proteção solar para o cabelo: você pode proteger seu cabelo do sol com chapéus, lenços ou utilizar sprays que contenham proteção UV;
  • evite exposição a agentes nocivos: minimize a exposição a fumaça e poluição, já que elas contribuírem para o aumento de radicais livres;
  • tenha uma rotina de nutrição e hidratação: faça o uso de óleos naturais, como de coco ou argan para nutrir e hidratar os fios.

Suplementação 

A suplementação de vitaminas E, A, C e biotina garante que o seu cabelo receba os nutrientes adequados para cuidar dos fios.

Uma ótima opção para esses cuidados é a goma de vitamina para cabelos da New Hair, que ajuda a reduzir a queda capilar, garantindo que os fios mantenham o ciclo de renovação natural, com os nutrientes necessários.

Continue no blog e conheça as principais vitaminas pós-parto para queda de cabelo.

Deixe um comentário

Copyright © New Hair. Todos os direitos reservados.