Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Qual é o papel da Vitamina B6 no cabelo e quais são os benefícios específicos que ela oferece para a saúde capilar?

A importância das vitaminas pertencentes ao complexo B é grande para a saúde capilar e do organismo, principalmente a B6.
A vitamina B6 tem muita relevância para as funções do corpo, mas como ela atua nos fios? Para entender mais sobre o assunto, preparamos um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre esse nutriente.
Continue lendo este artigo e conheça as funções da vitamina b6, para que serve no cabelo, quais suas qualidades e muito mais!

O que é a vitamina B6?

A vitamina B6, também conhecida por piridoxina, é uma substância hidrossolúvel, responsável pelo metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras no organismo.
Essa vitamina, pertencente ao complexo B, é responsável por ajudar diferentes funções do corpo, participando em muitas reações do metabolismo (hormonal, energético, etc.), sobretudo ao que se refere aos aminoácidos e às enzimas. Assim, são substâncias que auxiliam na regulação dos processos químicos do organismo.
A vitamina B6 também se destaca por suas funções no sistema nervoso central, contribuindo no bom funcionamento do cérebro, dos nervos, da pele e muito mais. Além disso, ela também compõe a produção da heme, da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio no sangue pelo corpo.

Os principais benefícios da vitamina B6 para o cabelo

A vitamina B6 tem qualidades que favorecem uma boa nutrição capilar, o que promove mais saúde aos fios e auxilia no seu desenvolvimento.
Isso acontece porque os fios de cabelo têm células que necessitam receber nutrientes e energia diariamente para poderem crescer. Esses nutrientes, como a vitamina B6, são combustíveis para contribuir com uma boa estrutura capilar.
Confira alguns benefícios da vitamina B6 para seus cabelos!

Estimulação do crescimento

A vitamina B6 influencia positivamente o crescimento dos cabelos, devido à sua ação de regularizar os processos químicos do metabolismo do organismo, incluindo os níveis de hormônios que interagem diretamente com o desenvolvimento dos fios.

Melhoria da circulação sanguínea

A B6 também atua na circulação sanguínea do couro cabeludo, o que é muito importante para estimular os folículos pilosos, resultando em novos fios mais sadios e fortes.

Redução de queda

Devido às suas funções no metabolismo e na circulação do sangue, automaticamente, a B6 contribui para o fortalecimento da haste capilar, o que é bom para queda de cabelo, pois ajuda a minimizar a perda dos fios.

Controle da produção de oleosidade no couro cabeludo

Por favorecer a manutenção dos cabelos, a vitamina B6 auxilia na redução da oleosidade do couro cabeludo, deixando-o mais saudável.

Prevenção de caspa

Em consequência dos cuidados com couro cabeludo, a B6 também colabora no combate contra a caspa.

Melhoria na textura

A vitamina B6 age diretamente na produção de queratina, que auxilia na textura do cabelo e no escurecimento e manutenção da cor dos fios novos.

Auxílio no alívio dos sintomas da dermatite seborreica

A vitamina B6 pode ser indicada para tratamento e alívio dos sintomas da dermatite seborreica, mas isso deve ser orientado por um especialista.

Ajuda na saúde de maneira geral

A vitamina B6 é importante para a saúde geral do organismo, porque ela contribui para aumentar a energia do corpo, ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico, nervoso e digestivo.
Ainda participa do processo de formação das células vermelhas do sangue, transportando oxigênio ao sangue (hemoglobina). Além disso, favorece à saúde e manutenção da pele.

Integração com outras vitaminas

A interação da B6 com outras vitaminas, inclusive do próprio complexo B, pode potencializar e maximizar seus benefícios, como fortalecimento, crescimento e hidratação.
Por exemplo: a integração entre B6, B12, B7 e zinco pode auxiliar o tratamento de alopecia androgenética (queda capilar).
Essa combinação de vitaminas normalmente acontece via alimentação ou por suplementos capilares, mas o uso do produto precisa ser acompanhado por um profissional.

Como consumir a vitamina B6?

A forma de consumir a B6 é muito fácil, porque o nutriente pode fazer parte da dieta diária ou ser suplementado
A suplementação oferece opções da vitamina em goma, cápsula ou comprimido para ser tomado com água, ou, no caso da goma, mastigada como uma bala, relembrando os tempos de infância.
Para ingerir a vitamina B6 adequadamente, seguem algumas dicas:

Consulte um profissional da saúde

Toda suplementação precisa ser realizada sob o acompanhamento e recomendação de um profissional da saúde. Isso porque, depois de uma avaliação, exames e conversas, ele poderá indicar a dose e a forma adequada de como consumir o suplemento.
Assim, atenderá a sua necessidade específica, repondo o nutriente no corpo. O consumo da suplementação deve ser individualizado, porque cada pessoa tem um metabolismo diferente.

Consuma alimentos ricos em B6

A vitamina B6 pode ser encontrada em alguns alimentos fundamentais para uma dieta saudável, tais como:

  • feijão-verde;
  • espinafre;
  • batatas;
  • aves;
  • carne de porco;
  • peixes;
  • banana;
  • levedura de cerveja;
  • farelo e gérmen de trigo;
  • fígado;
  • rim;
  • sementes de soja;
  • melão;
  • repolho;
  • arroz integral;
  • ovos;
  • aveia;
  • amendoim;
  • nozes.
    Já em produtos lácteos, o índice da vitamina é muito baixo e, portanto, considerado insuficiente.

Mantenha uma dieta equilibrada

É importante manter uma dieta equilibrada com a ingestão de vários macronutrientes, inclusive a vitamina B6, para evitar quadros de deficiências nutricionais.
Essa deficiência pode prejudicar a saúde dos cabelos, causando seu enfraquecimento, envelhecimento, fios ressecados e queda.

Use a dosagem adequada e evite excessos

Geralmente, o consumo da vitamina B6 é de apenas uma cápsula, goma ou comprimido por dia.
Vale ressaltar que o abuso no consumo da vitamina B6 pode desencadear alguns problemas de saúde, como dormência, desequilíbrio, dores e problemas nos nervos.

Consuma com água

A água é um importante elemento, não apenas para a ingestão da vitamina, mas também para transportar os nutrientes por todo o organismo e favorecer a melhora da circulação do sangue.

Observe os resultados

Os resultados do consumo da vitamina B6 podem ser notados gradualmente, com o uso contínuo do suplemento, depois de um período. Entretanto, é necessário a incorporação de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, para alcançar resultados melhores e mais eficazes.

Tenha atenção à suplementação de B6

Antes de adquirir a suplementação de B6, certifique-se de que o produto tem qualidade comprovada, desde seus ingredientes até a liberação dos órgãos competentes.
Na New Hair, você encontra suplementos com a vitamina B6, vitamina com Ácido Hialurônico, entre outros, certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), garantido alto padrão dos ingredientes e dos seus benefícios, com eficácia aprovada.

Referências:
PIRES, Micaela Diegues. O poder das vitaminas. Universidade Fernando Pessoa, 2012. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/3570. Acesso em: 7set. 2023.
BEDIN, Valcinir. Vitaminas e Hipervitaminoses. BWS Journal, 2018. Disponível em: https://bwsjournal.emnuvens.com.br/bwsj/article/view/13. Acesso em: 7 set. 2023.
PERSEGONA, Cíntia Karine Ramalho. Nutrição Capilar. Centro Universitário Apparecido dos Santos — UNICEPLAC, 2022. Disponível em: https://dspace.uniceplac.edu.br/bitstream/123456789/2061/1/Nutri%C3%A7%C3%A3o%20capilar.pdf. Acesso em: 7 set. 2023.
SILVA, Nathalia Caroline Mandarino; MACIEL, Ingrid Gabriele Silva; FERNANDES, Eliane Freire de Oliveira; ANJOS, Heriberto Alves dos. Avaliação da composição de nutricosméticos utilizados no tratamento de cabelo. Interfaces Científicas, 2021. Disponível em: https://periodicos.grupotiradentes.com/saude/article/view/10212. Acesso em: 7 set. 2023.
ADITIVOS & INGREDIENTES. As vitaminas do complexo B. [S. l.], [S. D.]. Disponível em: https://funcionaisnutraceuticos.com/upload_arquivos/201612/2016120367203001481552689.pdf. Acesso em: 7 set. 2023.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Instrução Normativa – IN N° 28, de 26 de julho de 2018. [S. l.], 26 jul. 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2018/int0028_26_07_2018.pdf. Acesso em: 7 set. 2023.
CHAVES, Keitlen Lara Leandro; MAIA, Fernanda Alves; ALMEIDA, Maria Tereza Carvalho. Efeitos da deficiência e do excesso de vitaminas no organismo. 8º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG), 2014. Disponível em: http://www.fepeg2014.unimontes.br/sites/default/files/resumos/arquivo_pdf_anais/resumo_expandido_extensao_pronto_0.pdf. Acesso em: 7 set. 2023.
DANTAS, Anna Symone Fernandes Moreira; BRITO, Jhannay Santos de; SERQUIZ, Fabiana Maria Coimbra de Carvalho. A importância das vitaminas do complexo B para prevenção e tratamento do alzheimer: uma revisão integrativa. Universidade Potiguar, [S. D.]. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/27444/1/TCC%20-%20ANNA%20SYMONE%20E%20JHANNAY%20-%20OK%20Finalizado.pdf. Acesso em: 7 set. 2023.
TEIXEIRA, Caroline Pelegrina. Suplementação de vitamina B6 em dietas práticas e purificadas no desempenho produtivo e resposta hemática da Tilápia do Nilo submetida a estímulo térmico. Universidade Estadual Paulista, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/95272. Acesso em: 7 set. 2023.
FILHO, Otávio Cardoso; CRUZ, Isabela Barbosa; SANTOS, Amanda Rodrigues; QUINTÃO, Valeria Couto; DURÃS, Lorena Roseli Rios; RIBEIRO, Renata Danielle; COSTA, Franciellen Morais; CRUZ, Lucas Barbosa; MOURA, Paulo Henrique Tolentino; FREITAS, Daniela Fernanda de; ARRUDAS, Sônia Ribeiro; CRUZ, Allan Crystia Pereira Sena da; MENDES, Patrícia Helena Costa; SOUZA, Ludmilla Regina. Vitaminas hidrossolúveis (B6, B12 e C): uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/285. Acesso em: 7 set. 2023.
PEREIRA, Ariane Felix; BOTELHO, Marla Gizane Neco; ELIAS, Laíse de Souza. Efeito de cálcio, magnésio e vitamina B6 na minimização dos sintomas pré-mentruais: um estudo de revisão. Centro universitário Maurício de Nassau (Uninassau), 2022. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/1075. Acesso em: 7 set. 2023.
PEDROZA, Paula. A importância da vitamina B6. Associação Brasileira de Medicina Biomolelucar (ABMB), 2011. Disponível em: http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca/pdfs/Nutrientes/nu-0136.pdf. Acesso em: 7 set. 2023.

Deixe um comentário

Copyright © New Hair. Todos os direitos reservados.