O ácido hialurônico é famoso por sua ação revigorante e hidratante na pele, ajudando a prolongar sua jovialidade e sendo um artigo muito procurado para compor variadas estratégias de cuidados.
Esse ativo auxilia na saúde e na renovação da pele e dos cabelos, por possuir propriedades que trazem hidratação e elasticidade aos tecidos do organismo, cuidando do aspecto dos fios.
Ficou curioso para saber mais? Então continue lendo para descobrir o que é ácido hialurônico para o cabelo e quais são seus benefícios.
O que é ácido hialurônico e como ele funciona?
Ácido hialurônico (AH) é uma substância produzida pelo nosso próprio organismo, sendo encontrado na pele e nos tecidos conjuntivos.
Esse nutriente tem a função de preencher o espaço existente entre as células e possui papel importante em dar suporte às moléculas de elastina e colágeno. Essa ação mantém vivas as fibras das proteínas responsáveis pela sustentação, hidratação e elasticidade. Além disso, contribui em outras funções biológicas do corpo.
O processo de preenchimento realizado pelo ácido hialurônico é incumbido, naturalmente, devido a sua capacidade de ligação com a molécula de água, resultando na hidratação de todos os tecidos conjuntivos, incluindo os cabelos. Ou seja, além de contribuir na estimulação da produção de proteínas, o nutriente possui uma alta capacidade de reter água, o que o responsabiliza pela lubrificação e estabilização dos tecidos.
Contudo, à medida que o corpo envelhece, a produção do ácido hialurônico tende a diminuir, gradativamente, fazendo parte do processo biológico e contínuo que alteram as células e moléculas do metabolismo. Isso afeta diretamente os tecidos, que podem apresentar alguns sinais em decorrência ao seu baixo nível, como: surgimento de rugas, ressecamento (pele e cabelo) e flacidez.
Quais são os benefícios do ácido hialurônico para o cabelo?
Muitas pessoas podem questionar a capacidade de atuação do ácido hialurônico nos cabelos, pelo simples motivo de pensarem que ele só funciona na pele.
Mas o fato é que a pele reveste todo o organismo humano, fazendo parte do sistema tegumentar (estruturas que protegem externamente os seres vivos), envolvendo naturalmente cabelos, pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas, por exemplo. Por isso, exerce automaticamente benefícios hidratantes aos fios, além de ajudar em sua manutenção e desenvolvimento.
Dessa forma, o nutriente pode fazer parte da rotina de cuidados com o couro cabeludo, porque promove aos fios a aparência de mais saudáveis e novos — já que o ácido hialurônico colabora no combate ao envelhecimento precoce. Ainda age na prevenção e revitalização do cabelo, reduzindo seu ressecamento e aspecto quebradiço, com o seu poder de alta hidratação.
Além disso, ajuda a evitar danos capilares pelo contato com temperaturas elevadas, como secadores, chapinhas e raios solares, e contribui no combate do surgimento de pontas duplas e frizz.
Hidratação celular e capilar
Devido às suas propriedades que conseguem reter a água e, consequentemente, manter a umidade da matriz, o ácido hialurônico inserido em cremes consegue entrar no interior da fibra capilar, favorecendo o reparo e reconstrução da sua estrutura.
O ácido hialurônico auxilia na fortificação e hidratação dos fios, transformando-se em um agente que pode auxiliar na prevenção da queda capilar. Inclusive, pode ser misturado com outras substâncias hidratantes que possam combinar com o ácido, como a queratina ou pantenol, potencializando seus efeitos.
É seguro utilizar o ácido hialurônico para o cabelo?
Totalmente seguro! Isso porque, como mencionado, o ácido hialurônico é uma substância que o próprio corpo produz para auxiliar na lubrificação e hidratação de todos os tecidos do corpo.
Utilizar ácido hialurônico para o cabelo promove uma ação regeneradora dos fios, devido ao seu alto poder de hidratação e de ser um ativo preenchedor de células, o que permite completar e, ao mesmo tempo, proteger a fibra capilar. Isso impede a abertura das cutículas dos fios, prevenindo possíveis quebras e ainda favorecendo cabelos mais brilhosos e macios.
Além disso, o ácido hialurônico pode ser inserido como ativo em suplementos capilares, desenvolvidos para auxiliar na saúde da pele, cabelos e unhas, mas agindo de dentro para fora. Ao consumir o produto, automaticamente, ingere-se um conjunto de nutrientes — como: ácido hialurônico, vitamina C, colágeno, entre outros — que também favorecem a saúde do couro cabeludo e dos fios.
Dessa forma, o suplemento pode auxiliar na redução da queda capilar, no fortalecimento dos fios, no aumento do brilho e na elasticidade, melhorando a aparência e a textura, estimulando o crescimento saudável, além de beneficiar o bom funcionamento do organismo.
Quanto tempo leva para ver os resultados?
Em relação aos resultados, o efeito do ácido hialurônico pode ser relativo, porque dependerá do tipo dos cabelos, aspecto dos fios e como será realizado o tratamento. Mas, geralmente, é possível notar a eficácia após algumas semanas de uso.
Entretanto, em caso de dúvida sobre a utilização do nutriente, converse com um especialista para montar um cronograma capilar que se encaixe dentro de sua necessidade e do tipo (liso, ondulado, cacheado ou crespo).
Assim, os produtos utilizados serão indicados para uso complementados com o ácido hialurônico.
Em caso de suplementação capilar, é possível achar suplementos capilares em formatos diferentes, como: cápsulas, em pó, comprimidos ou em gomas. Para garantir o tratamento adequado, consulte um profissional para avaliar sua alimentação, entre outros hábitos saudáveis, para não ocorrer o consumo incorreto.
Como usar ácido hialurônico no cabelo?
O ácido hialurônico é uma carta na manga para incluir na rotina de cuidados dos cabelos, podendo ser usado em diversos momentos do cronograma de tratamento capilar, desde xampus e condicionadores, até na hidratação.
A New Hair oferece o ácido hialurônico em formato de suplemento com outras vitaminas que farão os cabelos crescerem mais saudáveis e resistentes.
Venha conferir!