A barba é um aspecto estético importante, para manter o seu crescimento bonito e forte o uso de vitaminas costuma gerar grandes resultados. Venha entender melhor sobre os cuidados com a barba e os melhores nutrientes para o seu desenvolvimento. Boa leitura!
Ações que influenciam no crescimento saudável da barba
Para entender como as vitaminas atuam no crescimento da barba, é ideal ressaltar que alguns fatores internos e externos ao organismo influenciam na saúde dessa parte do corpo, sendo alguns deles:
- fatores genéticos e hormonais, esse costuma ser o principal motivo do crescimento da barba, verifique essa informação e tente realizar algum tratamento caso seja necessário;
- estilo de vida, que vai além da alimentação, como cuidados com a pele, uso de esfoliantes na barba e outras ações;
- ter uma dieta balanceada, afinal, quanto mais nutrientes ingerir, maiores são as chances de manter o corpo saudável, incluindo a sua barba;
4 vitaminas essenciais para o crescimento da barba
É fato dizer que a sua alimentação influencia todo o seu corpo e esses nutrientes conseguem auxiliar no crescimento da barba. Confira a seguir as principais substâncias para os seus pelos faciais.
Biotina
A biotina, ou vitamina B7, atua diretamente nos folículos responsáveis pela produção do pelo e da barba. Ela pode ser encontrada em alimentos como carne, leite e ovos, mas em pequenas quantidades.
Para ela atuar diretamente no crescimento da barba, é necessário pelo menos 2,5 mg de biotina por dia. Como uma forma de balancear esse consumo, é ideal realizar a suplementação.
Conheça o suplemento da New Hair para vitamina de cabelo e barba masculina!
Vitamina D
Também com o papel de estimular os folículos capilares, a vitamina D ajuda no crescimento e renovação dos fios da barba. Inclusive, a ausência dessa vitamina está relacionada à queda capilar e à calvície.
Ela pode ser adquirida naturalmente, se expondo ao sol de 10 a 15 minutos nos melhores horários, sendo a maneira mais efetiva pela suplementação.
Vitamina E
Outro nutriente é a vitamina E, que trabalha ativamente para estimular a circulação sanguínea do corpo, incluindo na região do rosto. Isso facilita o desenvolvimento dos pelos, cabelos e barba, então, inclua alimentos como amendoim, amêndoa, pistache, avelã e até castanha-do-Pará na sua dieta.
Complexo B
O grupo de nutrientes do complexo B é essencial para evitar a queda e permitir o desenvolvimento da barba. Entrando no detalhe de cada ativo:
- vitamina B: ajuda a renovar as células, hidratando a pele e a barba, encontrado em peixes, fígado, carne vermelha e legumes e verduras verdes;
- vitamina B5: retarda o envelhecimento e queda dos fios, estando presente em milho, cogumelos e iogurte;
- vitamina B6: atua no preenchimento do cabelo, evitando falhas e acelerando o processo de crescimento dos fios. Para melhorar os níveis de B6, consuma nozes, leite, ovos, carne, banana, batata e abacate;
- vitamina B12: ela controla e equilibra os hormônios, facilitando o crescimento da barba, presente em frutos-do-mar, fígado de boi e carne de porco.
Essas substâncias são excelentes fontes de saúde para a sua barba, mas não apenas para isso, evitando também a queda do cabelo. Para entender sobre esse assunto, confira nosso conteúdo sobre calvície e aprenda suas causas e tratamentos!