Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cabelos brancos: o que são e como cuidar!

Mulher com cabelos brancos sorrindo com as duas mãos no rosto
Saiba o que são cabelos brancos e como cuidar

Vivemos em tempos de mudanças nos padrões estéticos e quebra de tabus, e com isso, os cabelos brancos são exemplos perfeitos de como muita gente vem lidando com isso! 

Há tempos que esse tipo de fio está atrelado ao envelhecimento, descuido e “relaxo”, por isso, o assunto ainda causa constrangimento e abala a autoestima das mulheres que possuem as madeixas brancas.

Porém, nós da New Hair, preparamos um artigo completo sobre o que são cabelos brancos, como tratar e valorizar sua beleza natural caso tenha decidido parar com o uso de tintas e tonalizantes. Fique com a gente, boa leitura!

Também chamados de canícies, os cabelos brancos são aqueles que possuem a redução do trabalho dos melanócitos no organismo, ou seja, a célula responsável pela melanina perde progressivamente a sua função. 

Para a maioria das pessoas, os cabelos grisalhos começam a aparecer após os 30 anos, mas, isso não é uma regra, além de herança genética, existem duas exceções nesse caso:

  1. Asiáticos: cabelos brancos antes dos 30 anos;
  2. Afrodescendentes: cabelos brancos a partir dos 40 anos.

Causas dos fios brancos

Os melanócitos são as células responsáveis pela produção do pigmento dos fios, e geralmente aos 30 anos, elas param de “funcionar”. E diversos são os motivos para isso acontecer, como, por exemplo:

  • genética (se os seus pais tiveram canície precocemente, provavelmente você também terá);
  • estresse (o hormônio cortisol pode inflamar o organismo e matar os melanócitos);
  • doenças autoimunes do couro cabeludo;
  • infecções;
  • alopecia areata;
  • má alimentação;
  • deficiência de vitaminas;
  • e tabagismo

Existe cura para os cabelos brancos?

Não é possível reverter a canície, porém, existem maneiras de retardar o seu progresso. Ativos naturais com antioxidantes e anti-inflamatórios em forma de suplementação ou de uso tópico no couro cabeludo são as alternativas viáveis hoje em dia.

Segundo um estudo feito pela universidade de Columbia publicado na revista científica eLife, os cabelos brancos consequentes de um estresse são reversíveis, já os da genética, não.

Por isso, é importante ressaltar que a canície não está 100% relacionada à velhice. Se as madeixas brancas começam a aparecer antes dos 20 anos, a causa é genética ou hormonal.

Além disso, pintar os cabelos não piora em nada a saúde e o aspecto dos fios brancos.

Como cuidar dos cabelos brancos?

Se você decidir aceitar os seus cabelos grisalhos, separamos dez dicas de cuidados para arrasar. Confira agora:

Hidratação

Antes de tudo, faça um cronograma capilar e foque na hidratação. Por não possuir pigmento, os fios brancos estão expostos à poluição e sujeira, o que pode causar ressecamento.

No dia-a-dia, use óleos capilares — como, por exemplo, o de Argan — e, uma vez na semana, máscara capilar hidratante.

Uma dica caseira de força e brilho é:

  1. Misture 90 gramas de iogurte natural e duas colheres de sopa de mel;
  2. Passe no cabelo e deixe essa mistura até 20 minutos;
  3. Enxágue e finalize do jeito que preferir.

Use produtos matizadores

Devido à poluição, os fios podem ficar amarelados, então é necessário que se faça o uso de produtos matizadores para que os fios brancos/grisalhos fiquem com aparência saudável e bonitos.

Higienização

Sem a melanina natural, os fios ficam secos e quebradiços. Escolha produtos o mais natural possível, não lave as madeixas diariamente, utilize xampu neutralizante uma vez por semana e aposte na nutrição e hidratação de seu cronograma capilar.

Cortes de cabelo

Aceitar as novas cores dos seus fios é uma mudança externa e interna. Aposte em cortes cacheados, longos, curtos, chanel ou do jeito que você preferir. O importante é você mesma ficar satisfeita!

Proteção solar

Os cabelos brancos ficam mais frágeis quando expostos aos raios ultravioletas e, por isso, é preciso cuidar deles com borrifador de proteção solar — principalmente no verão!

Por fim, evite aparelhos térmicos, já que o uso pode tirar os nutrientes dos cabelos brancos.

Conclusão

Cabelos brancos e grisalhos são uma característica natural do envelhecimento e mostram experiência de vida. As causas podem ser genéticas, hormonais ou hereditárias e, por mais que não possua uma cura, é possível dar as madeixas grisalhas hidratadas, saudáveis, leves e até mesmo, mudar a nuance. Tudo depende da sua vontade e satisfação.

E lembre-se sempre: beleza não tem idade e nem padrão! O importante é você se aceitar e amar do jeito que está.

Deixe um comentário

Copyright © New Hair. Todos os direitos reservados.